Quito será a Capital Americana da Cultura 2011


Para visualitzar o descargar las imágenes cliquen encima de cada una de las miniaturas siguientes. Gracias.

Quito Quito-I Quito-II Quito-III


A cidade de Quito (Equador) foi eleita Capital Americana da Cultura 2011, segundo informou hoje Xavier Tudela, presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais. Quito sucederá no próximo ano a cidade de Santo Domingo (República Dominicana) como referente cultural das Américas.
 
Quito é uma cidade de dois milhões de habitantes e possui o centro histórico maior, menos alterado e melhor preservado da América. Foi, juntamente com o centro histórico de Cracovia (Polônia), um dos primeiros a serem declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1978. O centro histórico de Quito encontra-se localizado no centro sul da capital em uma área de trezentos e vinte hectares e está considerado como um dos mais importantes conjuntos históricos da América Latina. Tem cerca de 130 edificações monumentais e cinco mil imóveis registrados no inventario municipal de bens patrimoniais.
 
San Francisco de Quito, ou simplesmente Quito, além de ser a capital do Equador e também da província de Pichincha, foi nomeada em 2008 sede da União se Nações Sulamericanas (Unasur). Localizada a uma altitude média de 2.850 metros é a segunda capital administrativa mais alta do mundo depois de La Paz.
 
Desde Santo Domingo, a atual Capital Americana da Cultura, o Ministro da Cultura da República Dominicana, José Rafael Lantigua “saúda a designação da cidade Quito, Equador, como Capital Americana da Cultura 2011, com a certeza de que saberá aproveitar esse acontecimento memorável para difundir e projetar em todo o mundo a grande riqueza cultural equatoriana e os maravilhosos espaços de história e tradição de sua grande cidade capital, fomentando assim os reconhecidos valores de sua identidade e diversidade cultural”.
 
Desde o pequeno estado europeu do Principado de Andorra, localizado nos Pirineus entre a Espanha e a França, Antoni Martí, alcalde de Escaldes- Engordany, que será a Capital da Cultura Catalã 2011, manifestou que “felicitamos ao alcalde de Quito por haver sido eleita sua cidade Capital Americana da Cultura 2011. É uma honra e uma satisfação compartilhar durante o mesmo ano uma distinção tão especial e importante para nossas cidades e paises. As duas, desde nossos respectivos continentes, tem uma oportunidade magnífica de mostrar ao mundo seu potencial cultural, artístico e criativo, em um projeto que ultrapassa fronteiras, gera cumplicidades e coesiona cidadãos”.
 
A Capital Americana de la Cultura (www.cac-acc.org), criada em 1998, tem como objetivo promover a integração interamericana a partir do âmbito cultural, contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando sua diversidade nacional e regional, e destacando ao mesmo tempo o patrimônio cultural comum. A Organização Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, continente que tem estabelecido a capital cultural desde 1985. Está acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos parlamentos Latinoamericano e Europeu. Antena 3 Internacional e Discovery Channel são os canais oficiais de televisão. Até esta data já foram designadas como Capital Americana da Cultura as seguintes cidades: Mérida (México) 2000; Iquique (Chile) 2001; Maceió (Brasil) 2002; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) 2003; Santiago (Chile) 2004; Guadalajara (México) 2005; Córdoba (Argentina) 2006; Cusco (Perú) 2007; Brasília (Brasil) 2008; Asunción (Paraguai) 2009; Santo Domingo (República Dominicana) 2010, e Quito (Ecuador) 2011.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024