Lapa (Paraná) recebe o título de Capital Brasileira da Cultura 2011


Leandro Borges (vice-prefeito); Tanielson Campos (Secr.Turismo Ribeirão Preto); Prefeito Paulo Furiati; a primeira dama Ivana Pierin Furiati; Valeria Borges (Secretária Municipal de Cultura); Maria Inês Borges (presidente do Instituto Histórico e Cultura da Lapa); Mário Vendrell (Diretor Executivo da ONG CBC); Marcelo Miguel (diretor da Quixote Art & Eventos).


A cidade da Lapa recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura 2011, em ato oficial realizado na noite de 9 de fevereiro naquela cidade do Paraná. O Prefeito Paulo Furiati recebeu o diploma das mãos de Mário Vendrell, Diretor Executivo da ONG CBC e também de Tanielson Campos, Secretário Municipal de Turismo de Ribeirão Preto, Capital Brasileira da Cultura 2010, fazendo desta forma a transição simbólica do título de capital da cultura entre as duas cidades.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e do governo do Estado do Paraná, num dia histórico pois, em 9 de fevereiro a Lapa relembra e reverencia seus heróis que lutaram e caíram pela República no célebre “Cerco da Lapa”, importante episódio histórico durante a Revolução Federalista de 1894, que marcou os destinos da nossa história.

A Lapa foi eleita como CBC 2011 em 20 de novembro do ano passado, por um comitê formado pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais e pelas entidades que apóiam o projeto Capital Brasileira da Cultura, em reconhecimento ao rico patrimônio histórico e cultural da cidade, um dos mais importantes e conservados da região sul do Brasil.

Com cerca de 42 mil habitantes e situada a 62 km de Curitiba, a cidade possui 235 edifícios, no seu centro histórico formado por 14 quarteirões, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde se destacam o conjunto arquitetônico da Rua do Cotovelo, Theatro São João, Museu de Armas, Casa Lacerda, Casa Vermelha e o Museu Histórico. No patrimônio cultural imaterial destacam-se as Congadas, a Noite Lapiana e as diversas festas religiosas e populares, além da gastronomia influenciada pelo movimento tropeirista.

Até hoje foram eleitas como Capital Brasileira da Cultura as cidades de Olinda (PE) 2006, São João del Rei (MG) 2007, Caxias do Sul (RS) 2008, São Luís (MA) 2009 e Ribeirão Preto (SP) 2010.

O projeto Capital Brasileira da Cultura implementado pela ONG CBC conta com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo, Discovery Channel e SESC TV.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024