A cidade colombiana de Barranquilla eleita Capital Americana da Cultura 2013


A cidade de Barranquilla (Colômbia) foi eleita Capital Americana da Cultura 2013 segundo informou hoje Xavier Tudela, Presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org). A capital cultural coincidirá com o 200º aniversário da concessão do título de Vila a Barranquilla. A cidade foi fundada entre 1627 e 1637.
 
O Bureau Internacional de Capitais Culturais elegeu Barranquilla como Capital Americana da Cultura (www.cac-acc.org) do próximo ano “pela decidida vontade da cidade de fazer da cultura elemento estratégico de coesão social, dinamização da cidadania, desenvolvimento econômico e projeção internacional” segundo manifestou Xavier Tudela.
 
Até agora já foram eleitas como Capital Americana da Cultura as seguintes cidades:

2000: Mérida (México)
2001: Iquique (Chile)
2002: Maceió (Brasil)
2003: Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil)
2004: Santiago (Chile)
2005: Guadalajara (México)
2006: Córdoba (Argentina)
2007: Cusco (Peru)
2008: Brasília (Brasil)
2009: Asunción (Paraguai)
2010: Santo Domingo (República Dominicana)
2011: Quito (Equador)
2012: São Luís (Brasil)
2013: Barranquilla (Colombia)

Barranquilla é a capital do departamento colombiano do Atlântico. Está localizada na margem ocidental do rio Magdalena, a principal artéria fluvial da Colômbia, a poucos quilômetros da sua foz no mar do Caribe. Em 1993 foi organizada constitucionalmente em distrito especial, industrial e portuário. É um dos portos marítimos e fluviais mais importantes e ativos da Colômbia e o principal centro comercial, industrial, cultural e educativo da Região do Caribe colombiano. Na segunda metade do século XIX adquire importância estratégica e econômica ao iniciar-se a navegação a vapor pelo rio Magdalena, o que permitiu converter-se no principal porto exportador do país até a primeira metade do século XX. Desde finais do séc. XIX até os anos 30 do séc. XX, Barranquilla foi a principal porta de entrada da Colômbia para milhares de imigrantes e de avanços como a aviação, o rádio e o telefone, assim como vários esportes.
 
A cidade tem uma população de quase dois milhões de pessoas na sua área metropolitana, sede do carnaval de Barranquilla, declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.
 
Quando soube da notícia de eleição de Barranquilla como Capital Americana da Cultura 2013, João Castelo, prefeito de São Luís (Brasil), que é a Capital Americana da Cultura deste ano 2012, manifestou que “foi com uma grande alegria e imensa satisfação que recebemos a eleição da nossa querida São Luís como Capital Americana da Cultura 2012. Nos enche de alegria ser a referencia cultural das Américas durante todo o ano 2012. A Capital Cultural coincide com o 400º aniversário de fundação da nossa cidade. Desejo a Barranquilla que sua Capital Americana da Cultura 2013 sirva para fomentar o desenvolvimento social e econômico da cidade através da valorização e promoção de seu patrimônio e diversidade cultural, gerando emprego e renda e contribuindo para a formação da cidadania de seu povo”.
 
Barranquilla terá uma destacada promoção internacional durante o ano de sua Capital Americana da Cultura 2013 graças à colaboração da Antena 3 Internacional e da Discovery Networks Latin América/U.S. Hispanic, os dois canais oficiais de televisão da Capital Americana da Cultura.
 
Desde Madri (Espanha), onde está a sede central da Antena 3 TV, Mar Martinez-Raposo, Diretora do Canal Internacional da Antena 3, declarou que “queremos felicitar a todos os colombianos por fazer parte, pela primeira vez, do grupo de capitais culturais americanas. Há 11 anos Antena 3 Internacional colabora como canal oficial na promoção e difusão das capitais culturais, tanto em Iberoamérica como no âmbito hispano dos Estados Unidos da América e na Europa. Uma contribuição da qual nos sentimos especialmente orgulhosos, por compartilhar como todos os povos americanos, a riqueza da nossa língua, cultura e história. Reiteramos nossos parabéns e apoio aos cidadãos de Barranquilla por sua designação como Capital Americana da Cultura 2013”.
 
Desde Miami (Flórida, EUA), onde está a sua sede central, o Presidente da Discovery Networks Latin América/U.S. Hispanic, Enrique R. Martinez, declarou que “é com muita satisfação que vemos o crescimento e progresso da Colômbia refletido na cidade de Barranquilla, ao sabermos da sua nomeação como Capital Americana da Cultura 2013. Discovery sente orgulho em colocar no ar o anúncio que representa o esforço, a cultura e o desenvolvimento do povo colombiano através de Barranquilla, e desta forma contribuir para o avanço das capitais culturais no hemisfério americano”.
 
A Capital Americana de Cultura (www.cac-acc.org), criada em 1998, tem como objetivo promover a integração interamericana desde o âmbito cultural, contribuir para o melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando a sua diversidade nacional e regional e destacando o seu patrimônio cultural comum. A Organização Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org) promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, continente que tem estabelecido a capital cultural desde 1985. Está acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos parlamentos Latino americano e Europeu. Antena 3 Internacional e Discovery Networks Latin América/U.S. Hispanic são os dois canais oficiais de televisão da Capital Americana da Cultura.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024