São Luís (Brasil) recebe o título de Capital Brasileira da Cultura 2009


Na noite de ontem São Luís do Maranhão tornou-se oficialmente a Capital Brasileira da Cultura 2009.
 
Em ato solene realizado no quase bicentenário Teatro Arthur Azevedo da capital maranhense, o prefeito João Castelo recebeu o diploma, que outorga o título inédito à cidade, das mãos de Mário Vendrell, Diretor Executivo da ONG CBC (www.capitalbrasileiradacultura.org), entidade promotora do projeto, que faz parte do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org).
 
A cerimônia contou com a presença do Governador Jackson Lago e de diversas autoridades municipais e estaduais, além de numeroso público. O Ministério da Cultura foi representado pela Sra. Tarciana  Portella, Chefe da Representação do MinC para a Região Nordeste. Para marcar a solenidade, diversos grupos folclóricos de bumba-meu-boi, cacuriás e tambor de crioula se apresentaram na Rua do Sol e na Praça João Lisboa, em frente ao local do evento.
 
Durante a cerimonia, o prefeito João Castelo e Mário Vendrell assinaram o Termo de Parceria que estabelece as obrigações de ambas as partes no desenvolvimento das ações para realizar a capital cultural, até o final do ano. O prefeito Castelo destacou que “Esse título irá valorizar ainda mais o nosso patrimônio cultural e projetar São Luís nacional e internacionalmente”. A cidade orgulha-se de sua culinária típica, de sua paisagem exuberante e de sua musicalidade, seja a típica da nossa terra como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula, ou a importada como o reggae. Somando-se a isso,o ar vagamente europeu, proveniente de seu rico casario colonial”.
 
Por outro lado, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, fez a entrega ao prefeito João Castelo do Troféu do Imigrante, símbolo dessa cidade riograndense, num ato que teve duplo significado, a passagem do título de capital cultural e o encontro das culturas gaúcha e maranhense. Caxias do Sul foi a Capital Brasileira da Cultura 2008 sucedendo Olinda (Pernambuco) em 2006 e São João del Rei (Minas Gerais) em 2007. São Luís é a primeira capital de estado a receber o título.
 
O projeto Capital Brasileira da Cultura conta com o apoio institucional dos ministérios da cultura e do turismo e do Bureau Internacional de Capitais Culturais e o apoio da Discovery Channel, SESC TV e Banco da Amazonia.
 
Até 31 de maio encontram-se abertas as inscrições de candidaturas para concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2010.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024