Ribeirão Preto eleita Capital Brasileira da Cultura 2010


A cidade paulista de Ribeirão Preto foi eleita hoje Capital Brasileira da Cultura 2010 (www.capitalbrasileiradacultura.org), concorrendo com Bento Gonçalves (RS), Campo Mourão (PR), Gramado (RS), Paranaguá (PR), Prados (MG), Lapa (PR), Paraty (RJ), Santo Amaro (BA) e Senador Pompeu (CE).

A Comissão Julgadora que analisou as dez candidaturas esteve formada por:

  • Célio Turino – Secretário de Cidadania Cultural – Ministério da Cultura
  • Kátia Terezinha Patricia da Silva – Coordenadora Geral de Projetos de Estruturação em Áreas Priorizadas – Ministério do Turismo
  • Márcia Souto – Secretária Municipal de Patrimônio e Cultura de Olinda
  • Ralph Justino – Secretário Municipal de Cultura e Turismo de São João Del Rei
  • Antonio Feldmann – Secretário Municipal de Cultura de Caxias do Sul
  • Liviomar Macatrão – Secretário Municipal de Turismo de São Luís do Maranhão
  • Mário Vendrell – Diretor Executivo – Organização Capital Brasileira da Cultura

Ribeirão Preto é a quinta cidade a receber o título de Capital Brasileira da Cultura (CBC) após Olinda (PE) 2006, São João Del Rei (MG) 2007, Caxias do Sul (RS) 2008 e São Luís do Maranhão 2009.

Situada a noroeste do Estado de São Paulo, com cerca de 570 mil habitantes, Ribeirão Preto é conhecida como a “Capital Nacional do Agronegócio” principalmente pela produção e industrialização da cana de açúcar, sendo a maior produtora de etanol do país. Abriga importantes feiras como o Agrishow, montada anualmente num espaço de exposições permanente, que atrai empresários de todo o Brasil e do exterior. É também um importante pólo de pesquisas científicas e tecnológicas, com diversas universidades e um campus da Universidade de São Paulo.

A cidade se destaca também devido a sua produção artística e cultural, infra-estrutura e patrimônio com diversas instituições, museus, espaços culturais e teatros. Possui diversos atrativos turísticos com parques públicos, feiras de artesanato, centros de exposições e de congressos e o Quarteirão Paulista, na praça XV de Novembro, onde se encontram o Theatro Pedro II, um dos mais antigos do Brasil, e a famosa choperia Pinguim. O Encontro Nacional de Folias de Reis; Dança Ribeirão, considerado um dos maiores festivais de dança do país; Salão Brasileiro de Belas Artes; Feira Nacional do Livro, Salão Nacional de Humor; Festival Tanabata, que marca a importante presença da emigração japonesa; e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com mais de 70 anos, são alguns dos principais eventos do calendário cultural ribeirãopretano que deverá ser incrementado ainda mais no próximo ano.

A CBC é um projeto desenvolvido desde o ano 2003 pela Organização Capital Brasileira da Cultura, com o objetivo de promover e divulgar a diversidade cultural brasileira, fomentando a utilização da cultura como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Conta com o apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo, Bureau Internacional de Capitais Culturais, Discovery Networks, SESC SP e do Banco da Amazônia, na edição de 2009.


© Capital Americana de la Cultura 1998-2024